CONSULTAS BOA VISTA SCPC ONLINE

CÓDIGO    SENHA   

Projeto de consultoria da ACII beneficia associados.

A empresa Empório Cassiano participa do projeto de consultoria da ACII

 

A Associação Comercial Industrial de Ituverava (ACII) em parceria com a empresa Claudio Tavares Consultoria Empresarial vem trazendo aos associados da ACII uma consultoria empresarial baseada no diagnóstico da empresa em seu atual momento. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que em 2020 abalou toda a economia mundial vem trazendo ainda marcas de incertezas de uma rápida recuperação em 2021, desta forma muitas empresas tanto de pequeno, médio ou grande porte tiveram suas atividades prejudicadas por inúmeras situações criadas pelo efeito da pandemia. O intuito do projeto da ACII é trazer uma orientação aos empresários buscando trazer através do diagnóstico a situação real que as empresas estão passando nesse período conturbado de incertezas, essa consultoria facilita os empresários a buscar recursos e ferramentas específicas para cada dificuldade apontada pelo projeto da ACII. Atualmente as empresas tiveram que se reinventar para estarem perto dos consumidores e isso trouxe novos desafios aos empresários que vivem tiveram que se adaptar e se reinventar em seus negócios para a atual realidade. Com isso a ACII através da parceria com a empresa de consultoria traz esse diagnóstico gratuito aos seus associados que buscam enfrentar o atual momento econômico que o mundo está passando e atravessar esse período atual para prospectar condições melhores de trabalho no pós pandemia.

O consultor Cláudio Antônio Tavares que também atua como professor da Fundação Educacional de Ituverava nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Mestre em Gestão e Desenvolvimento pela UNESP, vem através da ACII apoiar os empresários de Ituverava buscando somar na atual realidade onde a classe empresarial vem sofrendo diariamente com os efeitos da pandemia que mexe com empresas e consumidores no geral. Cláudio explica que a pandemia mostrou mais profundamente ao empresário a necessidade de uma consultoria empresarial para alinhar pontos estratégicos que devem ser corrigidos a tempo para não ocasionar em um fechamento de um CNPJ. “Ao verificarmos o cenário atual percebemos que muitas empresas não conseguiram se manter por falta de controles financeiros, ou seja, não tinham noção nem sequer de seus custos fixos, por falta de controles bem definidos. A consultoria ajuda a mapear todos os custos, despesas fixas e variáveis, levantando toda questão financeira e até mesmo a precificação dos produtos, descasamento entre pagamentos e recebimentos e assim chegando à necessidade ou não de capital de giro. Com esses cálculos podemos diminuir gastos desnecessários e com isso maximizar o resultado final da empresa, através de ferramentas de análises e gerenciamentos que poderão ser bem direcionadas a cada empresa atendida.” Esclarece.

O consultor destaca que existem ferramentas que podem ser utilizadas para que empresas de pequeno porte consigam caminhar mediante as dificuldades da pandemia. “Existem várias ferramentas para o gerenciamento administrativo e financeiro, e não é pelo fato da empresa ser de pequeno porte que não deve ter tais controles. Ao contrário do que muitos empresários pensam, a empresa pequena tem suas peculiaridades e diferenças, mas a complexidade do mercado e a concorrência são para todos, grandes e pequenos, sai na frente a empresa que tem controle e consegue de alguma forma se antecipar a possíveis problemas financeiros que o mercado possa oferecer. Planejamento e precaução são duas palavras que devem andar lado a lado no mundo empresarial neste momento, a pandemia veio de surpresa e mostrou que devemos buscar ferramentas diárias para administrar nossos negócios, e sim essas ferramentas existem e estão funcionando na pandemia para empresas que as coloca em prática." Aponta o consultor. O consultor Cláudio destaca a importância da consultoria empresarial mesmo no pós pandemia, onde se vê um novo mercado daqui para frente junto com a nova visão do consumidor e o comportamento do mercado no futuro. “Sem dúvida a consultoria não deve ser vista apenas como salvadora da pátria no momento de dificuldade, ou seja, ela resolve nesse atual momento, mas ao passar pela turbulência ainda fica algumas questões que talvez serão resolvidas com um planejamento mais aprofundado de médio a longo prazo, isso deve ser seguido por empresários que querem crescer o seu negócio e não ficar estagnados no mercado. Toda empresa que quer crescer deve ter um planejamento financeiro anual, bem como fluxos de caixa e outras ferramentas que lhe mostrem o quanto a empresa está gerando de margem líquida, margem operacional e assim ter a certeza sobre possíveis investimentos e melhorias em seu negócio. A pandemia serve para sairmos mais fortes e aproveitar as oportunidades do novo mercado que está por vir, acreditamos que a economia não será a mesma nos próximos anos e o momento de se preparar é agora para construirmos bases sólidas e aproveitar o novo tempo que está por vir.” Destaca.

Projeto de Consultoria da ACII:  Os encontros são realizados na ACII, que é a “ Casa do Empresário”, porém nada impede da consultoria ser realizada diretamente na sede da empresa associada à ACII. A reunião entre o empresário e consultor prioriza a confidencialidade dos dados e informações colhidas, como também temas para conhecer o negócio a ser analisado e ver inicialmente o grau de organização administrativa e financeira que a empresa possui, trata-se ainda sobre sistema e controle de estoque. Em uma segunda etapa passa-se para uma visita mais técnica na empresa para verificar os números dos setores e a partir daí gerar um diagnóstico inicial de como a empresa está posicionada no mercado atual e posteriormente trabalhar cada ponto abordado que precisa ser corrigido ou ajustado para obter melhores resultados. O consultor Cláudio ressalta que o varejo tem duas datas muito importantes para economia do país, o Dia das Mães e o Natal, entre essas datas existem aproximadamente sete meses que precisam ser aproveitados pelos comerciantes para que a empresa tenha recursos para se manter no mercado e buscar diariamente investimentos futuros para crescer. “Infelizmente não existe fórmula mágica no mundo do empreendedorismo, temos que montar planos de negócios para que a empresa consiga durante esse período entre as datas mais importantes ao comércio se manter e conseguir honrar seus compromissos financeiros e lucrar. O que estamos oferecendo com o projeto da ACII é a oportunidade do empresário conhecer a fundo sua empresa no atual cenário da pandemia e planejar os próximos passos que a empresa deve dar, isso é uma excelente oportunidade para corrigir os erros e buscar acelerar a evolução dos resultados nesse período onde vai exigir mais da capacidade da empresa, do empresário e da sua equipe pois os sete meses que antecedem o Natal são cruciais para a vida das PJ nesse momento.” Alerta o consultor.

Para os empreendedores que estão pensando em abrir seu próprio negócio neste período de pandemia, o consultor Cláudio acredita que o momento pode ser uma oportunidade para o novo. “Nesse momento ao qual estamos atravessando vi vários relatos de empresas que buscaram alternativas e ao invés de diminuírem seus lucros aumentaram de forma muito significativa segundo seus proprietários. Por outro lado, outros empresários não conseguiram se manter e fecharam as portas no momento da pandemia. O mercado está aí, se sobressai a ele e ganha mercado aquele que tem ideias inovadoras e em muitas circunstâncias que buscam ajuda profissional como a própria consultoria em áreas específicas que os empresários talvez não tenham tanta intimidade. Esse ponto é importante pois talvez no dia a dia os empresários não tenham uma visão do mercado como um todo por estarem sempre envolvidos no operacional de suas empresas. A consultoria aprofundada serve para que o consultor também possa trazer números reais do ramo de atividade da empresa que está realizando a consultoria, esses dados de mercado permitem buscar soluções que os empresários muitas das vezes não estão enxergando na sua área. Um exemplo é quando uma empresa não vai bem mais os números do seu ramo de atividade estão crescendo na região, no estado ou até no país, isso significa que algo está errado e a empresa não está olhando para esses números de crescimento e não está colocando a empresa na direção do crescimento. O novo empresário deve se atentar a essas informações, por isso antes de montar um negócio verifique como anda o ramo de atividade como um todo, qual o percentual de crescimento no últimos anos e meses dessa atividade econômica que você quer exercer, como anda o mercado do produto ou serviço que o novo empreendedor está querendo começar a empreender. O conselho que eu dou é “Pesquise Novas Áreas e Demandas” e busque conhecimento sempre para que você tenha uma empresa sólida atualizada ao novo mercado com números reais, pois será dessa empresa que sairá o seu sustento e sua geração de riqueza.” Orienta o consultor.

O consultor Cláudio deixa uma orientação aos atuais empreendedores que estão diariamente no mercado lutando contra os efeitos da pandemia. “Empresários, se planejem hoje e amanhã, se organizem, só vão permanecer no mercado quem se profissionalizar e cuidar de cada setor da empresa, mas a área mais vulnerável mais sensível é a financeira, a empresa precisa ter capital de giro para se manter, pagar suas contas, girar seus estoques de produtos ou serviços. O empresário precisa ter a consciência de que só a geração de caixa, ou faturamento não vai resolver seu problema, em muitas situações se a empresa não tem uma estrutura financeira adequada, quanto mais fatura mais aumenta o prejuízo, ou seja, o problema não está na geração de faturamento, mas em seu controle operacional, em suas fianças. É possível corrigir isso com monitoramento e planejamento.” Destacou o consultor.

AGENDE SUA CONSULTORIA NA ACII PELO TELEFONE: (16) 3830-8900

 

FONTE: ACI Ituverava




<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Ituverava
Rua Cel. José Nunes da Silva, 277 - Centro - | Ituverava/SP - 14500-000 - acii.ituverava@gmail.com
Imagem