CONSULTAS BOA VISTA SCPC ONLINE

CÓDIGO    SENHA   

Dia das Mães registra queda de 39 pontos na intenção de compra dos consumidores.

O ticket médio também será menor que do ano anterior

 

A crise ocasionada pelo novo coronavírus e o isolamento social terá reflexos negativos nas vendas para o Dia das Mães. Segundo levantamento nacional da Boa Vista feito com cerca de 650 consumidores, a pretensão de compra para a data será de menos 39 pontos percentuais em 2020 na comparação com 2019, registrando o menor resultado da série histórica que acompanha a pretensão de compras ao longo dos últimos cinco anos, como ilustra a imagem abaixo:

 

 

Vai gastar quanto?
De acordo com a pesquisa, 82% dos consumidores pretendem gastar até R$ 100. Em 2019, 51% dos entrevistados tinham esta mesma intenção nas compras de presentes para o Dia das Mães. 7%, por sua vez, afirmam que vão gastar entre R$ 101 e R$ 200, contra 25% dos respondentes em 2019. 4% irão gastar entre R$ 201 e R$ 400 e 7% mais de R$ 400. No ano passado, em ambos os casos, 12% dos entrevistados disseram que investiriam estes montantes nas compras de presentes na data.

Ticket Médio
A queda no ticket médio, que já vinha sendo observada em anos anteriores, é mais acentuada em 2020, como também mostra a pesquisa da Boa Vista. Dos R$ 196 em 2019, o ticket médio em 2020 está na faixa dos R$ 120. Na imagem a seguir é possível observar a evolução:

 

 

Nesta pesquisa a Boa Vista também constatou que o isolamento social aumentou a intenção de se presentear as esposas. Um salto dos 5% observados em 2019 para 31% agora em 2020. No entanto, as mães ainda são maioria, representando 48% em 2020 contra 61% em 2019. 

Os itens de uso pessoal, como vestuário, calçados, cosméticos e joias ainda são a principal opção de presente, mesmo com as lojas físicas fechadas. Este ano também se observa um aumento da escolha por presentear com flores.

Como reflexo do momento atual, cresce o percentual de consumidores que farão compras em e-commerces. Dos 14% em 2019 agora são 41% com esta intenção. Já em lojas de rua eram 40% em 2019 e agora são 29%. Em supermercados o percentual saltou de 2% para 12%. As compras em shoppings centers caíram de 31% em 2019 para 10% em 2020.

Vai pagar como?
61% pagarão as compras à vista e 39% parcelado. 43% usarão o cartão de crédito, 25% o cartão de débito e 20% dinheiro. Devido ao cenário recessivo gerado pelo combate à Covid-19, 71% pretendem gastar menos nesta data. Em 2019, 19% tinham este intuito. Uma alta de 52 pontos percentuais. Apenas 6% dizem que irão gastar mais agora do que no ano passado, quando 26% tinham esta intenção.

Motivos para não presentear
34% alegam que não vão presentear devido à redução de renda. 16% porque estão desempregados. Outros 16% porque estão sem condições financeiras. 13% porque estão endividados e 21% porque não têm o hábito de dar presentes.

A necessidade de crédito será uma realidade nos próximos três meses para 60% dos entrevistados, sendo que aproximadamente 1/3 buscará por empréstimo pessoal e/ou consignado.

FONTE: Boa Vista SCPC




<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Ituverava
Rua Cel. José Nunes da Silva, 277 - Centro - | Ituverava/SP - 14500-000 - acii.ituverava@gmail.com
Imagem