CONSULTAS ONLINE

CÓDIGO    SENHA   

eSocial: sua empresa está preparada?

O Governo Federal, por meio do decreto 8373/2014, instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial. Por meio desta ferramenta, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

“A obrigatoriedade de utilização desse sistema para os empregadores dependerá de Resolução do Comitê Gestor do eSocial, conforme decreto 8373/2014, que definirá o cronograma de implantação e transmissão das informações por esse canal”, afirma a página oficial do sistema, mas a previsão é de que o sistema passe a vigorar a partir de julho de 2018.

“Este sistema traz consigo diversas mudanças, mas a principal delas (e a de maior dificuldade de implementação) é a mudança de cultura, afinal, muitos processos com os quais a empresa está acostumada serão revistos ou, simplesmente, deixarão de existir trazendo um novo posicionamento no dia a dia dos funcionários da organização durante e após a implantação” afirma um dos diretores da franqueadora Ambientec, Divino Nandi. “Os gestores terão de mudar a maneira como tomam decisões, sejam elas de contratação ou realocação de profissionais e um planejamento detalhado será, mais do que nunca, necessário. Atividades rotineiras, como a admissão de funcionários, exigirão antecedência.”

 

FONTE: ACIF 




<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Ituverava
Rua Cel. José Nunes da Silva, 277 - Centro - Caixa Postal 57 | Ituverava/SP - 14500-000 - acii.ituverava@gmail.com
Imagem