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Como se preparar para a Semana do Brasil.

Data é chance para pequenos negócios fidelizarem os clientes. O empreendedor deve estar atento ao atendimento, preparar uma comunicação diferenciada e negociar preços mais baixos com fornecedores, de acordo com o Sebrae

 

A Black Friday brasileira já tem nome e data, a Semana do Brasil será realizada de 6 a 15 de setembro. O objetivo é movimentar a economia e reunir empresas que oferecerão descontos em produtos.

A ação une o poder público e a iniciativa privada e é uma oportunidade para as micro e pequenas empresas conquistarem novos clientes e aumentarem as vendas.

Portanto, se preparar para a data é fundamental. O empreendedor deve estar atento ao atendimento, preparar uma comunicação diferenciada, negociar preços mais baixos com fornecedores, entre outros pontos.

De olho nesse potencial, o Sebrae listou cinco dicas para o empreendedor aproveitar a data da melhor maneira possível. Não perca também as sugestões sobre este e outros temas relacionados ao empreendedorismo no canal do Sebrae no YouTube.

ATENDIMENTO

Aplicar estratégias de atendimento ao cliente, seja presencial ou virtualmente, é um diferencial para sua empresa em meio à concorrência. Prepare os vendedores, ofereça treinamentos de atendimento e até de como vender mais, pois isso auxiliará a conquistar mais clientes.

Mantenha funcionários treinados e orientados a oferecer aos consumidores informações que facilitem a escolha das melhores soluções para suas necessidades.

LOJAS FÍSICAS

Prepare a vitrine de forma organizada e que chame a atenção dos clientes. Separe os produtos com desconto por categorias, tamanhos e preços para tornar a experiência de compra mais simples. Também é importante conferir a quantidade de produtos disponíveis no estoque e definir política de troca para evitar desgastes. Facilitar a forma de pagamento, com diferentes meios e mais de uma bandeira de cartão de crédito é recomendável.

LOJAS VIRTUAIS

Mantenha o site atualizado e informe os clientes previamente sobre a promoção por meio das redes sociais e outros meios de comunicação. Facilite de todas as formas possível, desde o preenchimento dos pedidos até informar a quantidade de estoque disponível.

Também é importante colocar à disposição contatos telefônicos, chats ou e-mails para esclarecer dúvidas. Invista em mecanismos de conectividade e inteligência artificial que permitam um monitoramento em tempo real e automatizado das principais vendas e necessidade de reposição de estoque, bem como movimentação do cliente em sua loja (virtual ou física).

ESTOQUE

Um bom controle de estoque evitará a falta de produto (planilhas e painéis de monitoramento são bem-vindos). Garanta o estoque dos itens de maior giro e faça os últimos ajustes, estabelecendo bom relacionamento com fornecedores e empresas de produtos complementares. Isso pode ajudá-lo caso precise negociar alguma emergência.

PÓS-VENDA

Busque um feedback dos clientes após a realização de suas vendas. A visão deles a respeito do atendimento e do que sua empresa oferta. A partir daí, você poderá identificar estratégias ideais de inovação que gerem resultados e relacionamento continuado com o cliente ainda mais positivos para sua loja.

 

 
 
FONTE: SEBRAE

 




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