CONSULTAS ONLINE

CÓDIGO    SENHA   

Comércio ajudou PIB a crescer em 2017.

 

Presidente da ACSP destaca 2018 com um potencial no almento do PIB para 5%

 

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti, comenta o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em especial o crescimento de 1,8% do comércio nacional, a terceira maior contribuição dentre todos os setores. “Foi um ano em que os bens duráveis tiveram bom desempenho estimulados pela melhora na conjuntura econômica: quedas da inflação e dos juros e subida da massa salarial. Tudo isso aumentou o poder de compra do consumidor. Foi um ano de transição. Esperamos ver em 2018 um crescimento maior da produção de riquezas”, diz Burti.

“Em 2018, o comércio brasileiro pode chegar a crescer até 5%”, complementa ele, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Burti destaca ainda os desempenhos do agronegócio e das exportações. “Não fosse a agricultura e a exportação ― que puxou a indústria extrativista ―, o PIB não teria crescido. Esses dois setores salvaram 2017”.

A expectativa da ACSP para 2018 é favorável: o Brasil deve seguir com os menores juros do Plano Real e acelerar o ritmo de crescimento econômico. “A agricultura não vai ter papel tão preponderante. Em compensação, a indústria ― que já vem mostrando forte recuperação ― e o setor de serviços devem apresentar aumentos significativos”, analisa Burti.

FONTE: Associação Comercial de São Paulo 




<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Ituverava
Rua Cel. José Nunes da Silva, 277 - Centro - Caixa Postal 57 | Ituverava/SP - 14500-000 - acii.ituverava@gmail.com
Imagem