CONSULTAS ONLINE

CÓDIGO    SENHA   

A Entidade

O que é a Associação Comercial

É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração ilimitada e sem quaisquer credos políticos e religiosos.

 

Finalidade da Entidade

Congregar todas as pessoas físicas e/ou jurídicas que explorem atividades comerciais, industriais e prestação de serviços. Defender, amparar, orientar, coligar e instruir as classes que representa.

 

O que a a Entidade promove

Realiza a manutenção de informações e consultas de crédito, em defesa dos interesses do seus associados, bem como promove e elabora atividades que ajudam à economia do município.

 

Como é administrada

É administrada por uma diretoria, eleita pelos seus associados, tendo um mandato de 2 em 2 anos, permitida reeleição, e todos os seus membros desempenham suas funções gratuitamente.

 

Seus associados

O número de associados é ilimitado. Podem se associar todas as pessoas físicas e/ou jurídicas que exploram atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços.

 

Direitos e deveres do associado

São direitos e deveres do associado, assistir às assembléias Gerais, votar e ser votado em cargos administrativos, freqüentar a sede social, utilizar os serviços e benefícios da entidade, respeitar e observar o Estatuto e prestar informações destinadas à manutenção dos serviços informativos da entidade.

 

 

Fundação

Em 28 de fevereiro de 1938, conforme consta no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas sob nº 14 do Livro nº 01, páginas 26 e 27, e publicada no Diário Oficial do Estado, em março de 1938 era fundada a associação Comercial, Industrial e Agrícola em Ituverava.

Decorrido muito tempo e inativa, somente em 1983, após 45 anos, mais preciso no dia 15 de fevereiro, no prédio situado à rua Antônio Abdalla nº 59, com a presença dos Srs. José Cesário Francisco (como 1º Secretário), Eugênio Cordaro (como 2º Secretário) e Arlindo de Matos Oliveira (membro do Conselho Consultivo) e vários convidados, todos representantes do comércio, indústria e agricultura locais, se reuniram com o ojbetivo de, após tornar público, reativarem a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ituverava.

Aberta a reunião, usou da palavra o 1º Secretário, representando os demais membros da diretoria constituída na data da fundação, o Sr. José Cesário Francisco, em menção feita à iniciativa de membros do passado, cuja presença em nosso meio não era possível por diversos motivos e ordens, comunicou aos presentes a intenção de dar continuidade às finalidades da entidade, que embora inativa e transcorrido tanto tempo, entendia ele, não ser razão para extinguir um projeto tão arrojado para a época e hoje tão necessário para a comunidade e as classes que representa.

Em abril de 1983, era eleita e empossada a primeira diretoria da entidade e em setembro do mesmo ano era aprovado o estatuto da entidade, no qual foi suprimido do nome da entidade a palavra “Agrícola”, uma vez que os enquadrados nesta classe já possuíam uma entidade que os congregava.




<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Ituverava
Rua Cel. José Nunes da Silva, 277 - Centro - Caixa Postal 57 | Ituverava/SP - 14500-000 - acii.ituverava@gmail.com
Imagem